quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Google Maps Navigation Video

Google Maps Navigation

Para quem utilizava serviços pagos de GPS em seu celular, o Google acabou de lançar seu serviço gratuito de navegação baseado no Google Maps. Além dos serviços aos quais já estamos acostumados, o serviço do Google também mostrará as imagens de satélite e o Street View, com fotos do seu destino.

Com este anúncio, as ações das empresas de navegação via GPS entraram em queda livre ontem. Garmin caiu 16% e da Tom Tom caiu 20% em um dia.

Minha opinião é que os GPS eram muito pouco user friendly quando se tratava de buscar informações locais de pontos de interesse e agora, acho que vamos ter esse problema sanado, com um produto Google.

A princípio apenas os celulares com Android 2.0. Com certeza logo estará disponível para todos nós.

Qual será o próximo mercado onde o Google vai prestar serviços gratuitos? Quem será a próxima vítima?

Mais informações em:

http://mashable.com/2009/10/29/google-maps-navigation-huge/e da To

http://www.viddler.com/explore/engadget/videos/768/20.252




terça-feira, 27 de outubro de 2009

Google Wave - Isso muda tudo

Recebi o convite do Google Wave e estou impressionado com o que pode significar o Google wave para o futuro da web como ferramenta de comunicação. Google Wave tem potencial de mudar os blogs, redes sociais, sites de compartilhamento de fotos, o planejamento de projetos e principalmente acabar com o e-mail como nós conhecemos. No meu ponto de vista existe um universo de oportunidades com os aplicativos que serão desenvolvidos para o Google Wave.

Será que eventualmente um blog de sucesso será uma wave aberta e bem indexada no Google?
Será que as redes sociais convergirão para o relacionamento via Wave?
Qual será o papel do Twitter e do Facebook num mundo Wave? E o Flickr?
Como será a publicidade na Wave?

A verdade é que hoje existem muitas perguntas e nenhuma resposta.
Muitos falam que o Wave não faz o menor sentido. Eu lembro que quando me cadastrei no Twitter, não tinha a menor idéia do que fazer com aquilo. Hoje eu uso o Twitter para informações rápidas e em tempo real. Quando preenchi meu perfil no Orkut a primeira vez, ele não me parecia assim tão relevante. Toda grande mudança é rechaçada num primeiro momento. Depois ela começa a ser adotada gradualmente e aí torna-se comum para o mundo.

Minha opinião é que esta ruptura parece estar presente no Wave de maneira mais contundente do que em todos os exemplos anteriores. Alguém discorda?

Aqui segue um vídeo do Google que mostra esse potencial: