sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Dos primórdios da Internet no Brasil em ciclos....

Acho engraçado como as debates e idéias retornam em ciclos cada vez mais rápidos.

Em 1996 acessava o Altavista freqüentemente, e as ferramentas de busca eram fundamentais para acharmos o quer precisávamos na web então. Depois o Cadê e o Yahoo! viraram os key players no mercado de busca brasileiro, apenas para serem deixados de lado, por que eles não conseguiam atingir seus objetivos de entregar os resultados de busca adequados.

Alguns anos depois surge o Google e revitaliza um modelo que estava fadado ao fracasso pelos investidores, pois a onda da época eram os portais verticais e não mais uma caixinha de busca. Impressionante como uma idéia desacreditada virou um produto excelente, foi executada de maneira impecável e mudou o mundo em que vivemos, criando o gigante Google.

Quando comecei a trabalhar profissionalmente com internet em 1999, o livro que mais me influenciou era chamado Net Gain: Vantagem Competitiva na Internet, escrito em 1996. O mais interessante é que o livro pregava que os sites na web deveríam ter um equilíbrio entre comunidade, conteúdo e comércio.

Quando lançamos o site Ivox www.ivox.com.br nosso objetivo era ter todo seu conteúdo gerado pelo usuário. Também havíam outros sites interessantes com muito conteúdo gerado pelos usuários, como os da Via Global, que foi capitaneada pelo Marcelo Almeida, que é atualmente diretor da Ideiasnet e o Fulano.

Com a evolução do Twitter, Facebook, LinkedIn percebemos que o caminho que estávamos trilhando era absolutamente correto e para muitos de nós faltou folego financeiro e experiência para conseguir alcançar um patamar que foi alcançado por outros players dominantes da internet de hoje.

Felizmente os ciclos permitem que modelos vencedores sejam revitalizados, idéias melhoradas e nossa capacidade de mudar o mundo siga exisitindo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário