sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Dos primórdios da Internet no Brasil em ciclos....

Acho engraçado como as debates e idéias retornam em ciclos cada vez mais rápidos.

Em 1996 acessava o Altavista freqüentemente, e as ferramentas de busca eram fundamentais para acharmos o quer precisávamos na web então. Depois o Cadê e o Yahoo! viraram os key players no mercado de busca brasileiro, apenas para serem deixados de lado, por que eles não conseguiam atingir seus objetivos de entregar os resultados de busca adequados.

Alguns anos depois surge o Google e revitaliza um modelo que estava fadado ao fracasso pelos investidores, pois a onda da época eram os portais verticais e não mais uma caixinha de busca. Impressionante como uma idéia desacreditada virou um produto excelente, foi executada de maneira impecável e mudou o mundo em que vivemos, criando o gigante Google.

Quando comecei a trabalhar profissionalmente com internet em 1999, o livro que mais me influenciou era chamado Net Gain: Vantagem Competitiva na Internet, escrito em 1996. O mais interessante é que o livro pregava que os sites na web deveríam ter um equilíbrio entre comunidade, conteúdo e comércio.

Quando lançamos o site Ivox www.ivox.com.br nosso objetivo era ter todo seu conteúdo gerado pelo usuário. Também havíam outros sites interessantes com muito conteúdo gerado pelos usuários, como os da Via Global, que foi capitaneada pelo Marcelo Almeida, que é atualmente diretor da Ideiasnet e o Fulano.

Com a evolução do Twitter, Facebook, LinkedIn percebemos que o caminho que estávamos trilhando era absolutamente correto e para muitos de nós faltou folego financeiro e experiência para conseguir alcançar um patamar que foi alcançado por outros players dominantes da internet de hoje.

Felizmente os ciclos permitem que modelos vencedores sejam revitalizados, idéias melhoradas e nossa capacidade de mudar o mundo siga exisitindo.


quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O futuro dos jornais e a Internet em 1981

Este vídeo sobre o futuro dos jornais na internet é muito interessante pra quem sabe inglês. Há quase 30 anos já estavam falando que todas as informações viriam através do nosso computador pessoal. Vale conferir.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Novo código sobre autorregulamentação do E-mail Marketing

Foi regulamentada por uma série de associações, incluíndo a ABEMD, ABRADI, Fecomércio e outras um código de autorregulamentação para ações de e-mail marketing. No meu ponto de vista este código de e-mail marketing é bastante pertinente e deve nortear as ações sérias de e-mail marketing.

Como sócio e fundador de uma das empresas pioneiras em e-mail marketing no Brasil, a Ivoxcorp, atual Media Factory, acredito que estas regras já são seguidas pelas empresas sérias.

Infelizmente os provedores nunca levaram a sério as empresas que trabalhavam em prol do e-mail marketing sério e sempre impuseram muitas barreiras para este negócio.

Espero que esta iniciativa seja levada adiante, pois muitas outras tentativas ficaram pelo caminho, como muitas boas iniciativas no Brasil.

Veja o código em: http://www.abemd.org.br/AutoRegulamentacao/AutoRegulamentacaoEmailMkt.aspx

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Artigo que saiu no mundo do marketing

Amigos, há alguns dias um arquivo que escrevi sobre o poder do marketing online para promover o negócio imobiliário foi listado no Mundo do Marketing. Veja mais sobre sucesso em marketing digital em http://www.mediafactory.com.br/noticias.php?id=70

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

SEO, Redes Sociais, Links Patrocinados, Analytics e seus profissionais

A evolução das carreiras que são mais presentes nas áreas de marketing online está muito bem descrita no gráfico abaixo. Os profissionais das áreas de marketing, tecnologia e estatística podem ter papéis compartilhados e eventualmente ser competidores nas carreiras de especialista de Marketing em mídias sociais, Links Patrocinados, consultor de Analytics, além do mais abrangente que é o analista de SEO. Muito esclarecedor para empresas e agências que trabalham com mídias sociais, Analytics, Links Patrocinados e SEO.